DIA 6 - CASAMENTO E A IGREJA 09/14/10




TEMA DA SEMANA: FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO DIVINA
DIA 6 - O CASAMENTO E IGREJA


Na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, 5.22-33, lemos:
Mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Este é um ministério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

O casamento é tão importante que a Bíblia o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja.
O mesmo texto que foi utilizado por Deus no livro de Gênesis, por Cristo nos Evangelhos, agora é utilizado pelo apóstolo Paulo, mostrando que assim como a Igreja se relaciona com Cristo, o homem deve se relacionar com sua esposa e vice-versa: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um ministério profundo; refiro-me porém, a Cristo e a igreja. (versículos 31,32).
Este é um relacionamento de interdependência, dentro do projeto de Deus. A igreja depende de Cristo, sua direção e seu poder para funcionar, e Cristo depende da Igreja para a consecução dos seus planos e ideais.
Da mesma forma, marido e mulher formam um só corpo onde funciona o princípio da interdependência. Infelizmente, hoje em dia as pessoas em defesa da independência e da liberdade, tornam-se egoístas e individualistas, e pensam que interdependência tira a liberdade. Porém quando há interdependência, há muito mais liberdade e segurança.
Quando não há compromisso, o casamento se torna inseguro e, por esta causa, muitas pessoas estão sofrendo.
Por isso precisamos nos voltar à Palavra de Deus e entender os princípios que o Criador apresenta sobre o casamento e a vida em sociedade, para termos muito mais segurança e felicidade.
O casamento é uma instituição importantíssima, por isso a Bíblia o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja. Há pessoas brincando com essas questões, sem saber das implicações que poderão afetar as suas vidas.
Se você é casado, estude os princípios bíblicos, aplique-os em sua vida e você experimentará alegria, segurança e paz. Se você ainda não se casou, estude os princípios da Palavra de Deus para saber as implicações e sua responsabilidade ao formar uma família. Assim uma nova sociedade dentro do plano inicial de Deus.

PROPÓSITO DE ORAÇÃO DESTA CAMPANHA:
1 - Agradecer a Deus por ter feito você de uma forma especial.
2 - Louve a Deus por sua família.
3 - Ore para que Deus proteja nossa sociedade e a instituição familiar.
4 - Família Pastoral e dos lideres dos ministérios.
5 - Sua família aqui e no Brasil.
6 - Todas as família da igreja.
7 - Avivamento espiritual.
8 - Seu pedido pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário