DIA 8 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 09/16/10

DIA 8 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Um dos grandes inimigos da família é a violência doméstica. Veja a seguinte definição de violência: "Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se-à vontade de outrem" (Michaelis) 
Muitas pessoas estão sofrendo violência, neste exato momento, em algum lugar nesse momento. Porém, elas ficam caladas e traumatizadas, curtindo uma dor terrível.
A violência doméstica é um mal que se tem alastrado de forma alarmante em muitos países e se manifesta não somente entre casais, mais entre filhos e nos relacionamentos interfamíliares.
A violência doméstica pode ser caracterizada de três formas:
1- VIOLÊNCIA FÍSICA.
A Bíblia exorta que não devemos nunca usar de violência contra qualquer pessoa: "Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apresam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos" (Pv. 6-16-19).
Nunca levante sua mão contra qualquer pessoa, principalmente o seu cônjuge.
2- VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA.
Isto acontece quando uma pessoa não agride fisicamente, mas emocionalmente provoca diversos transtornos em outros. Pressionar, criticar, ficar de mau humor, fazer cara feia etc., são tipos de violências que com o tempo começam a afetar profundamente a vítima. O melhor remédio para esse mal é a vida cheia do Espírito Santo. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gl 5.22,23).
3- VIOLÊNCIA VERBAL.
Há pessoas que nunca levantaram a mão contra seu cônjuge, mas o golpeiam constantemente com suas palavras. A Bíblia nos exorta a proferirmos palavras que abençoem: "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que ouvem"(Ef 4.29). A Bíblia também nos ensina a responder com calma e não com rispidez: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira" (Pv. 15.1)
A nossa família dever ser um lugar de paz, descanso e alegria, mas, infelizmente, alguns fazem do seu lar um lugar de ira, discórdia, brigas, contendas e tristezas.
Precisamos de lares modelo, que possam ajudar outros a terem uma vida abençoada, na aplicação dos princípios da Palavra de Deus. Você pode e deve ser uma benção para outras famílias.
PROPÓSITO DE ORAÇÃO DESTA CAMPANHA:
1 - Agradecer a Deus por ter feito você de uma forma especial.
2 - Louve a Deus por sua família.
3 - Ore para que Deus proteja nossa sociedade e a instituição familiar.
4 - Família Pastoral e dos lideres dos ministérios.
5 - Sua família aqui e no Brasil.
6 - Todas as família da igreja.
7 - Avivamento espiritual.
8 - Seu pedido pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário